4 INIMIGOS DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO
- Deividi Guedes
- 8 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Você está sempre sem dinheiro? Tem dificuldades em pagar as contas? Nunca consegue ver a luz no fim do túnel?
Se você, como grande parte dos brasileiros, é assim e está desesperado em busca de soluções para resolver esses problemas, continue essa leitura!
O planejamento financeiro é a chave de uma vida mais leve e de um relacionamento saudável com o dinheiro. Com ele é possível realizar sonhos, manter contas em dia e até prever os tão indesejados perrengues que aparecem no dia a dia.
No entanto, muitas pessoas ainda tem dificuldades de manter a organização financeira e existem 4 vilões que quase sempre são a causa disso tudo. Hoje, você vai conhecer os principais erros que te impedem de ter um bom planejamento e as soluções para driblar cada um deles!
1. Vícios sociais

Os vícios sociais são aquelas atitudes que tomamos baseados no senso comum da sociedade e cultura que vivemos.
Um exemplo muito claro disso é o pensamento de que ao fazerem dezoito anos os jovens "devem" comprar seu primeiro carro. Não há nada de errado nisso, porém, a maioria das pessoas faz isso de maneira precipitada sem nenhuma preparação e acabam adquirindo uma dívida de anos que, futuramente, pode acumular com outras formando a famosa "bola de neve".
2. Escolhas erradas
A mística da "sorte e azar" nos faz tirar o foco de que nossas escolhas é que são as principais culpadas de determinados transtornos. Para quem está preparado, com um bom planejamento financeiro, sorte e azar não existe. O imprevisto é sempre previsto.
Quando se tem planejamento, sempre tem espaço no orçamento para imprevistos positivos, para aproveitar oportunidades, e para os negativos, como cobrir despesas emergenciais que possam surgir.
Algo comum dos brasileiros é escolher um carro ou imóvel caro, que muitas vezes atingem o limite do orçamento tornando impossível arcar com despesas importantes, como seguro, IPVA, IPTU, consertos, manutenção, etc.
3. Zona de conforto

É um fato: nosso cérebro é treinado para nos sabotar.
Isso acontece porque, fazer coisas novas e diferentes exigem um esforço para a formação de novos neurônios, então, para controlar e economizar energia, seu cérebro emite um sinal de desconforto. É por isso que abandonar hábitos que já estamos acostumados é tão difícil.
Entretanto, difícil não e sinônimo de impossível. Defina suas metas, transcreva para o papel e busque coisas que te motivem a trabalhar em direção à essas conquistas. Comece fazendo pequenas coisas, como anotar seus gastos em uma planilha, e vá aumentando conforme for se acostumando com os novos hábitos.
4. Falta de conhecimento
Esse é um vilão para quase todas as áreas da nossa vida. A falta de conhecimento é a grande responsável por criarmos mitos e barreiras sobre coisas que, muitas vezes, são simples.
Então, se você chegou até aqui, parabéns! Você já deu um grande passo em direção ao sucesso quando começou a ler esse artigo.
E para adquirir ainda mais conhecimento sobre esse assunto, que tal assistir o vídeo abaixo?
Commentaires