top of page

Leitura Obrigatória Ao Investidor Iniciante

  • Foto do escritor: Deividi Guedes
    Deividi Guedes
  • 21 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 31 de jul. de 2019



Você acha que "estudar" investimentos seguindo todos os youtubers que surgem com seus mil interesses corporativos por detrás e suas modinhas vai te fazer aumentar patrimônio de maneira sólida? Precisamos conversar... Desde "invista mesmo tendo dívidas" até "seja como eu, invista 100% em renda variável" se vê por aí e, definitivamente, não são bons conselhos (principalmente para iniciantes). Primeiramente, todo aspirante a investidor que se preze só terá êxito nessa encantadora jornada se começar certo, tendo disciplina e não caindo em armadilhas ou seguindo modinhas. Para tal, eis algumas regras: Caso tenha dívidas, não fale em investimentos antes de quitá-las.

O motivo é bem simples: os juros de uma dívida tendem a ser (bem) maiores que o rendimento de um investimento (principalmente os indicados para iniciar). Abra espaço para aportes mensais.

Foque em ter disciplina em suas finanças. Antes de investir, tenha controle do seu orçamento e busque gerar um excedente mínimo todo mês. Ex: 10% da renda. Sem disciplina seu patrimônio anda de lado. Forme sua caixa d'água. Presumo que você saiba para que serve uma caixa d'água. Quando ela está cheia, serve para suprir a falta emergencial de água em sua residência/empresa. Se ela estiver vazia, quando vier a tal emergência (ela sempre vem) você simplesmente fica sem água. Com dinheiro é exatamente igual. Os imprevistos são sempre previstos por quem obedece a um bom planejamento. Chamamos essa caixa d'água de Reserva de Emergência/Oportunidade. Sabendo de tudo isso, prometendo obedecer o passo a passo bonitinho e tudo mais, onde você deve alocar essa Reserva e de quanto ela deve ser? Para valores existe uma regra: a soma de 6 meses de gastos para quem é CLT e de 10 a 12 meses para quem não estiver coberto pelo seguro desemprego e FGTS. Esses valores devem ser destinados à uma modalidade de investimento com liquidez imediata, ou seja, os valores aplicados devem estar disponíveis de pronto para o caso de emergências ou de alguma eventual oportunidade. Exemplo de um investimento assim é o Tesouro Selic. Conclusão Não passe sufoco, tenha paciência e pense sempre na segurança e no longo prazo. Esteja preparado para mais cenários e busque solidez financeira. Comece certo e evolua sempre. Um passo de cada vez.

コメント


bottom of page