top of page

TÍTULOS PÚBLICOS: EM QUAL INVESTIR?

  • Foto do escritor: Deividi Guedes
    Deividi Guedes
  • 1 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura


O que são títulos públicos?


Os títulos públicos podem ser comprados e vendidos através do Tesouro Direto e sua principal finalidade é financiar o déficit de orçamento do governo. Funciona assim: ao comprar um título público você estará emprestando dinheiro para o governo e futuramente ele te devolve o valor do empréstimo com juros.



Uma coisa que deixa muita gente de cabelo em pé na hora de investir, é que existem cinco tipos de de títulos públicos: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado, Tesouro Prefixado com Juros Semestrais, Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais. Portanto, para não haver dúvidas e auxiliar você a fazer a melhor escolha, hoje vamos falar um pouquinho sobre cada um deles.



Tesouro Selic:


Como o próprio nome já diz, esse investimento tem sua rentabilidade ligada a taxa Selic. As vantagens desses títulos é que eles rendem mais do que a poupança, acompanham a inflação e possuem liquidez diária, ou seja, você tem a liberdade de vendê-los quando quiser.


Tesouro Prefixado:


Diferente do Tesouro Selic, que tem oscilações no rendimento de acordo com a taxa, esses títulos possuem uma rentabilidade fixa, que é definida pelo comprador no momento momento da contratação. Essa rentabilidade será sempre a mesma e o valor total só poderá ser recuperado no final do contrato.


Tesouro Prefixado com Juros Semestrais:


Essa modalidade funciona da mesma maneira que o Tesou Prefixado, a única diferença é que o investidor recebe os juros a cada seis meses.


Tesouro IPCA+:


Esses títulos são compostos de uma taxa prefixada e uma pós fixada, sendo a última atrelada à taxa do IPCA, que é o medidor da inflação. É importante ressaltar que esses títulos possuem um prazo de vencimento e para garantir a rentabilidade acordada no momento da compra é necessário mantê-los até o final.


Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais:


Tem o mesmo funcionamento do Tesouro IPCA+ com a diferença de que os juros são pagos a cada seis meses.


 

Agora que você já sabe sobre todos os títulos do tesouro direto é hora de escolher com inteligência aquele que mais vai te beneficiar. Lembrando de sempre manter a sua carteira diversificada e focar sempre nos ganhos de médio e longo prazo!


Se ainda ficou com alguma dúvida, assista o vídeo abaixo!




 
 
 

Comments


bottom of page